sábado, 29 de fevereiro de 2020

Gauchonga 2020: Caxias vs Inter (19h 29-02-2020 Estádio Centenário)

     
ATENÇÃO: esta é mais uma bostagem-tampax, i.e. Saci nas picapes quase em cima do laço, dublê do Minister (em razão de churras homenageando-o como paraninfomaníaco).








CONCLUSÃO: os tubarões preferem as morenas.
     Temporada supermovimentada, quase todo dia temos peleia, o que de fato não chega a ser ruim, pelo contrário: prantéu e torcida de prontidão, sem tempo pra se acomodar, alternando Libertas-quae-sera-tamen e Gauchonga-na-milonga, titulares e suplentes; voltimeia surge alguma novidade (sem mencionar a boataria) — ontem mesmo foi anunciada a contratação-surpresa do LD Renzo "the Razor" Saravia! Enfim, a Era Cudê parece ter chegado com tudo...

     Returno começa nesta data bissexta (no caso, sábado), de cara enfrentamos logo mais o campeão do Turno, que conseguiu a façanha de levantar o caneco em cima do Imorrível domingo passado. Ótima oportunidade pros ditos reservas mostrarem serviço. Ademais temos reforço na frente:
estreia de CUSTAGOLO
    Faltando quatro horinhas pro início, ainda não sei se haverá televisamento pelo SporVT ou se apenas pelo famigerado Première... Era isso, sem tempo nem saco pra enrolation. Tasquem a fèzinha!

EM TEMPO: não curto muito esse formato de turno-returno-coturno-soturno...

EM TEMPO #2: também sou mais as morenas (e as falsas-loiras, sabor de aventura).

BUKIMÉKI:
CP 2 x 2
DG 2 x 1
HS 2 x 0
RS 2 x 1
SG 1 x 0
SL 3 x 1

RESULTADO: 1 x 1 (nenhum acertador)

PONTUAÇÃO:
HS 9
DG 3
ML 3
RS 3

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Liberta Dores 2020: Internacional x Tolima, 21h30m, 26/02/2020.. Estádio Beira-Rio - PoA - RS

Fonte: www.internacional.com.br


Entonces, hoy, vamos pelear por la vaguita!

O jogo de ida acabei não assistindo, estava em frente à TV, mas o telemóvel tomou-me a atenção. Contudo, do que vi, e ouvi, a partida foi lamentável e demonstrou — fora de casa —  o que já estamos acostumados: o anti-jogo, o acadelamento.

Arriscado deixar tudo para ser decidido em casa, ainda mais com transmissão para o todo o Brasil, afinal, o Inter é chegado num fiasco em cadeia nacional. Contudo, sempre há dia e oportunidade para mudar a escrita. O ideal, hoje, seria uma vitória fagueira de uns 3 x 0.

O receio deste escriba é ele: Musgo, The Yelow Card Man. Este cabrón não consegue fazer uma partida sem tomar um cartão amarelo, sem contar que uma tartaruga de 300 anos corre mais que ele. Temos, ainda, o Rodrigo Feioso, especialista em passes precisos, em profundidade e no ponto futuro, para o adversário chegar em frente à meta colorada.

Vamos torcer pelo colorado, e pelo encontro de nosso habitué Mauro, o Evadido.

Conseguirão os nossos heróis encontrar o amigo misteriosamente desaparecido na África?


Aguardemos o momento da bola rolar sobre o relvado da Pe. Cacique, 891.

Ministro.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Liberta Dores 2020: Tolima vs Internacional, 21h30min, 19/02/2020, Ibagué, Colombia.


www.internacional.com.br



Entre San Juan e Mendoza.




Eis o sentimento de um Colorado realista, sobre hoje: Indefinição.

Ou seja: em menos de 72h vamos (fui) do otimismo afoito em relação ao grenal (tendo em vista o retrospecto dos dois times no gauchonga e os desfalques da zaga deles) à preocupação e desesperança.

Do carrossel "holandês" del chacho pardal (assim decantado pela crônica esportiva Porto-Alegrense), ao carrossel volantês, onde o caudilho Musto vira juvenil, onde o zagueirinho bailarino toma o lugar do moledão, etc.

E, como pá de cal em qualquer esperança de futebol de qualidade, el fichaje (para render votos de estima à argentinização do Spor Club) de Gustagol. O Gustavo que nao fez gol em 2020. Bem alcunhado por Henze de "Custagol" (ou seja, quanto custará cada gol, se é que estes ocorrerão?).

Em resumo: em um mundo ideal, patrolaríamos. Todavia, vivemos no mundo paralelo da "caetanização" do Inter. Forma-se um nabaredo de atletas fortes e espadaúdos e em troca receberás um joguinho. Uma pelada braba que se tornará pegada apenas porque o Inter é o Inter e gosta de viver fortes emoções e flertar com o "papelão". E se passarmos, vamos com esse nabaredo sem ataque para um grupo peleado.

Caetano e Medeiros minam a confiança da torcida. Dos rumores de Vitinho, Pratto e Hurtado para Gustagol; da noticia de que Jorge (lateral esquerdo ex Santos) não veio do Monaco porque a diretoria crê que Bruno Fuchs é o Nilton Santos reencarnado.

É dose.

Que os Deuses do Futebol nos protejam de um tolimazo!

Forte abraço!
Claudemir Lindenberg.

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Gauchonga 2020: Internacional x Grêmio, 16h30m, 15/02/2020, Estádio Beira-Rio, PoA - RS.

Fonte: www.internacional.com.br


Dia de GreNal! Um sabadão abafado! Assim é verão na Estância de São Pedro!

O céu, aqui da querência metropolitana, hora têm nuvens — ou como se diz no interior: o dia tá "nuviado"—, hora tem sol, ou seja, pode chover ou ficar ensolarado. 
Os "especialistas" do mercado — ninguém sabe quem é o mercado — dizem que a selic pode baixar, reduzir ou ficar como está.
Já o GRENAL pode terminar com vitória, derrota ou empate, este último conduzirá aos pênaltis em que, fatalmente, classifica um dos dois à próxima etapa da Peleja Gaudéria.

Resumidamente, tudo pode acontecer seja do lado de baixo do Equador, ou no Paralelo 30⁰ em pleno relvado do Gigante da Beira-Rio.

Hoje venceremos no tempo regulamentar! 

Ministro.





terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Liberta Dores 2020: Internacional x Universidad de Chile, 19h15min , 11/02/2020, Estádio Beira-Rio - PoA - RS




INTER vs LA Ú Beira-Rio 11/02/2020 às 19h

Henze Saci

          De novo estamos diante da peleia mais importante do primeiro ano do resto de nossas vidas até agora.
          Escusado dizer que não passar à próxima fase da “pré” significa decepção prematura numa temporada de grandes anseios.
          O zero-a-nada da semana passada nos obriga à vitória.
          Ou seja, voltamos bem vivos mas com a rosca na mão.
          O alento fica por conta do fato de que Cudê vem fazendo um bom trabalho (un beau travail), implantando uma “filosofia vencedora” (que contrassenso um clube da dimensão do S. C. Internacional ter passado a última década sob uma “filosofia derrotista”...) e enfatizando sempre a busca intensa da vantagem no placar (detalhe tão essencial nesse vício chamado futebol etc.), evidentemente sem descuidar da retaguarda... Afinal de contas, gol não é a Pedra Filosofal está logo ali, ao alcance quase imediato de quem tiver ímpeto, preparo e categoria (além de sorte e caradura).

Tão longe, tão perto!


          O lema de Cudê não é aquele maionésico “Quem tem cu, tem medo”, mas antes “Quem tem culhão, vai à Roma” ou aonde quiser!
          Segundo Heráclito de Éfeso (c. 540 c. 480 a.C.), “Não se pode atravessar duas vezes o mesmo Rubicão”, ou seja, cada peleia decisiva é como se fosse um Rubicão novinho em folha, repleto de riscos e promessas. Atravessá-lo requer arrojo, portanto não será levantando a saia pra não molhar que triunfaremos.
          Até agora, com apenas um mês de trabalho e várias figurinhas inéditas, a trupe do Cudê tem proporcionado apresentações de razoáveis a boas; as novidades e mudanças, bem como a permanência dalguns elementos contestáveis, tudo isso ecoado e contrastado pela retórica duma nova era, torna normal haver desconfiança na torcida, aquele pezinho um pouco atrás, o narizinho meio torto, hum... será que é brim coringa mesmo, não é caô?


Cudê usa brim coringa, não encolhe! (já vem encolhido)

        Deixo de lado as minhas lucubrações acerca da natureza do esquema cudeano, tipo qual a melhor configuração e dinâmica da equipa, e me recolho a outras questões relevantes, e.g.: os elétrons se comportam mais como onda ou mais como partícula quando não tem ninguém olhando? à quadratura do círculo corresponde a circularidade do quadrado? os números primos o são por parte de π (pi)? a Lua às vezes está alguns graus pra lá de Bagdá? tomada não é focinho de javali? a bacia de Nostradamus era de cobre, ou de alumínio? o avô ainda pode jogar videogame com o neto? vampiro não tem sangue de barata? e por aí vai...

          Enfim, que Chacho ouse transpor nesta terça 11/02/2020 o seu primeiro Rubicão à frente do Colorado, tão facilmente como atravessou o rio Uruguai em direção à Porto Alegre, e possa dizer no Beira-Rio lotado, às margens do Guaibão enluarado:
Alea jacta est! *
* ou (tanto faz) Jacta est alea! “Os dados foram jogados”, “A sorte está lançada” (i.e. deu-se um passo sem retorno).



Ancestral de Cudê atravessando o Rubicão

         Em suma: após completarmos o caminho de Santiago, vamos acreditar que sim! podemos faturar o Santo Graal!


P. S.: a derrota do gremixo domingo pro Aimôre (sic) foi estratégia do Renatoba no sentido de 1. desviar, um pouco que seja, o foco colorado nesta terça; 2. no próximo sábado, pegar reservas/mistão caso avancemos na LA, ou titulares abatidos caso fiquemos pelo caminho (toc-toc-toc!);
P.S. #2: as prioridades das gazelas são 1. ver o Inter sifu na pré-LA; 2. derrotar Cudê no próximo dérbi; 3. ganhar de novo o Gauchonga.

AVISO DE INUTILIDADE PÚBLICA:
Prezados Moscões, não se esqueçam de tascar a fèzinha (acentuação mantida pelo acordo otográfico de 1971) antes do apito inicial; deixo com o Ministro do Supremo Ludopédico a tarefa de atualizar o balanço do Bukiméki.

E ANTES QUE EU ME ESQUEÇA:
Ei, La Ú! vai tomar no cu!!!
(barbaridade...)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Liberta Dores 2020: Universidad de Chile x Internacional, 18hs, 04/02/2020, Estádio Nacional, Santiago do Chile - CL.

Fonte: www.internacional.com.br


Em meio aos protestos da população chilena contra a crise instalada no país, o jogo do Inter contra La U já teve horário alterado e, também, se cogitou mudar de lugar. No entanto, em princípio, segue o Jogo no Estádio Nacional Júlio Martínez Prádanos.



O Estádio Nacional  é um local histórico, foi prisão durante a ditadura militar sob o comando de Augusto Pinochet, aproximadamente 40.000 pessoas estiveram presas ali e, pode ter havido até 400 mortes no local. Como os Chilenos, Argentinos e Uruguaios tratam o período da ditadura diferente de nós brasileiros que relativizamos a tortura, foi conservada no estádio uma parte da arquibancada onde ficavam os presos políticos.



Deixo aos amigos um linque de um vídeo relacionado às classificatórias para a copa do mundo de 1974.





Aqui vai um linque com matéria jornalística sobre o estádio e sobre o jogo acima.


Ministro da Guerra - Contra Qualquer Tipo de Ditatura.

ATENÇÃO:

Regras do bukiméki:

"Pelos que votaram até agora, a maioria quer:
VITÓRIA 3 PONTOS c/ PLACAR DO DEMO
EMPATE 2 PONTOS
DERROTA 1 PONTO c/ suspensão*

* essa suspensão, a favor da ludicidade, proponho que se dê pelo espelhameo do placar do demo, i.e. placar antidemo.

no mais, placar repetido pode;
apostas só na postagem da peleja, até o apito inicial." 

Gracias Henze, pela colaboração. 

Ministro.